1 de set. de 2011

Ser fina também esta na moda





                                


Boooom diaaaaaa!!  Hoje resolvemos fazer um post super legal  sobre etiqueta e boas maneiras... afinal educação também esta na moda.
Etiqueta e boas maneiras marcham juntamente para alcançar a mesma finalidade, seja no lar, em sociedade ou no ambiente de trabalho, necessitamos das duas para o nosso sucesso pessoal.

Responda sempre de forma positiva:
Quando lhe oferecem algo e não quer receber ou pedirem para fazer algo, não deve dizer simplesmente que não, mas sim agradecer a oportunidade ou a oferta e mesmo assim dizer que não. Ex:”Obrigada por ter pensado em mim, mas desta vez não o vou poder ajudar porque estou cheio de trabalho”.

Sempre que for possível justifique: 
Para dar um tom positivo e não ser considerado arrogante justifique o porquê de dizer não. O motivo que apresentar deve ser verdadeiro e não uma invenção porque as mentiras tem sempre pernas curtas.

Seja honesto:
Para que não volte a acontecer um pedido desadequado seja claro, exponha os seus motivos e deixe a conversa por aí. “Agradeço muito mas a minha situação profissional não me permite  aceitar a sua oferta”.
 
Conversar é uma arte:
- Se não quiser ser chamado de chato, não faça da conversa uma ocasião para demonstrar conhecimentos. Evite interromper para contradizer, ser o que sempre sabe mais do que todos, dar opiniões radicais, irritar-se com opiniões contrárias, dar conselhos gratuitos.

- Você costuma elevar o tom da voz? Pense bem: existem formas mais sutis de ser convincente, sem ser inconveniente.

- Não custa cuidar um pouquinho da linguagem. O problema não são as gírias, e sim os palavrões. Não que eles não possam ser usados, mas só entre os muito íntimos, que o aceitem e usem com naturalidade. Em situações meramente sociais, jamais. Evite também os termos vulgares.

- Evite a indiscrição e a insistência. Em outras palavras, não insista, por exemplo para que alguém beba, ou coma, ou fique, a vontade.

- Provavelmente você está acostumado a dizer: “saúde!” quando alguém espirra a seu lado, o que, venhamos, é um hábito que está mais para etiqueta dos botequins do que para etiqueta dos salões.

Posso comer frango com as mãos?
Pode darling, assim você evita que o frango saia voando do seu prato!
Mas tem regra: A permissão só vale para frango a passarinho e asinha assada. O que mais tocar com os dedos? Pãozinho de entrada, marisco ou qualquer outro fruto do mar com concha, porções secas e pequenas, canapés e salgados... só não se esqueça de usar sempre o guardanapo como suporte.

Posso retocar a maquiagem a mesa após o jantar?
Claaaaaaro que não! Nem pense em fazer isso.
Mesmo que você tenha um espelhinho na bolsa, retocar a maquiagem é um gesto intimo e ninguém deve compartilha-lho com você.
Seja fina e vá fazer isso entre as quatro paredes do banheiro.

Caroço da azeitona, o que fazer?
De forma rápida e discreta, leve o caroço ao prato com a mão. Nunca coloque no talher ou embrulhe no guardanapo, coloque em um pratinho para depositar os restos.

Espero que gostem das dicas, todas elas são importantes para o nosso dia a dia.

beijos


























Nenhum comentário:

Postar um comentário